Artigo criado em parceria com Ideiação Cultura Empreendedora
Aventure-se em seu próprio negócio. Ganhe dinheiro fazendo aquilo que mais gosta (muitas vezes, sem sair de casa). Seja empreendedor. Distribuídas por aí, esses 3 “mandamentos” parecem ser os únicos ingredientes necessários para a receita perfeita de como crescer profissionalmente e levar uma vida com qualidade diante de um contexto econômico e político tão complicado.
Mas será que as instruções são só essas e, ao segui-las, o sucesso é sempre garantido? Descubra agora os maiores desafios que os novos empreendedores precisam superar para alcançar estabilidade profissional dentro do mercado competitivo.
6 MAIORES DESAFIOS DO NOVO EMPREENDEDOR
No começo, é um conto de fadas: escolha um negócio, faça o que gosta, fuja da rotina de um escritório, ganhe dinheiro sem sair de casa, seja um empreendedor. Depois, ao adentrar no mundo do empreendedorismo, é possível perceber que tudo é mais desafiador do que parecer ser e que, para ter sucesso dentro do ramo da atuação, é preciso suar a camisa – muitas vezes, literalmente.
As dificuldades encontradas pelo novo empreendedor são muitas e a ideia de expô-las em um texto é fazer com que você, que já vive um negócio diariamente, saia da zona de conforto e volte a pensar grande, amplie a sua visão para o empreendimento e deixe de lado o comodismo que o mercado de trabalho muitas vezes te coloca. Os desafios são muitos, mas as conquistas podem ser inúmeras. Às vezes, o que falta é só aquele empurrão lhe dizendo como enfrentar os problemas de frente para que você consiga perceber claramente alguns pontos específicos para melhorar e fazer crescer o seu negócio. Vamos lá?
- Você não está sozinho!
As principais queixas de qualquer novo empreendedor consistem nas mesmas dificuldades, as que podem ser chamadas de “teorias do ‘como’”. E eles são:
- Como ter acesso aos recursos financeiros para dar o start no negócio;
- Como conquistar um crescimento econômico exponencial;
- Como manter a estabilidade da empresa após, finalmente, “chegar lá”.
Se esses comos são sempre os mais frequentes que passam pela sua cabeça assim que acorda e mesmo antes de ir dormir, então você se enquadra estatisticamente nos novos empreendedores e (agora, finalmente) já sabe que não está sozinho nessa.
- Antes de começar, guarde uma grana
O que não faz sentido é largar tudo de uma hora para outra: seu emprego cansativo, sua rotina exaustiva e o escritório estressante. É preciso planejamento para não ficar desempregado e sem forças para dar início a um novo negócio. Eu diria que as etapas fazem parte de um processo de mutação: aos poucos, você foca em fazer uma poupança, procura produtos ou serviços nos quais investir e se envolve mais com a ideia de empreender.
Qualquer iniciativa de vida (pode ela estar relacionada ao seu trabalho ou não) que não venha acompanhada de preparo (financeiro e psicológico) tende à falência, acredite. Por isso, comece aos poucos e lembre-se: o que leva ao sucesso profissional é a soma “insatisfação profissional + vontade de fazer algo que resulte em uma vida mais confortável e livre de regras”.
- Encontre parceiros para entrar nessa com você
Sozinho e com empenho, você consegue abrir um negócio e virar um administrador de uma futura empresa bem renomada – não é impossível. Mas as estatísticas provam que força de vontade em dobro dá consequência a resultados também dobrados. Por isso, é sempre bom lançar mão de pessoas que pensem parecido com as suas ideias e estejam dispostas a encarar esse mundo novo do empreendedorismo junto com você.
Uma das grandes dificuldades na hora de construir um negócio é encontrar profissionais que estejam dispostos a arriscar tudo em um negócio que ainda é um feto em desenvolvimento. A dica que deixamos por aqui é: sabe aquele seu amigo que vive reclamando do trabalho e da rotina? Aquele colega da cerveja de quarta-feira no happy hour? É isso. Talvez essa pessoa seja o profissional mais adequado para o momento de start de ideias novas para um futuro negócio (e olha só: vocês podem descobrir que, juntos, conseguem fazer mais que um trabalho de levantamento de copo).
A ideia de apostar em pessoas próximas a você no cotidiano é que (vamos ser sinceros): empreender não é uma tarefa fácil e vai requerer que o profissional esteja aberto ao diálogo e que a comunicação entre vocês seja boa. Dessa forma, tendo um parceiro já conhecido ao seu lado, é mais fácil focar em determinação, ampliação do conhecimento e conquista de novas habilidades profissionais.
- Motivação: a chave-mestra do empreendimento
Depois de pensar no seu negócio de empreendimento e já ter nas mangas as pessoas que entrarão para a sua empresa junto com você, é hora de pensar ‘no como’ (voltando à “teoria do começo do texto) estar com a motivação sempre em alta. E isso é passo importante para manter a estabilidade de qualquer negócio.
A ideia para que isso funcione não é muito complicada (requer mais psicológico do que físico), vamos lá: por mais ruim que as coisas pareçam estar (no começo ou em qualquer outro momento), é imprescindível que a sua força de vontade e estímulo aos demais parceiros continuem em alta. Isso porque é você quem domina o seu negócio e, se não há chefe para motivá-lo, é preciso haver automotivação. Deixar-se levar por qualquer empecilho é a ruína para um bom administrador e, por isso, treinar para que a sua mente seja sempre otimista é ponto determinante para o seu sucesso profissional como empreendedor. Procure conhecer a si mesmo, treine a estabilidade emocional e esteja preparado para altos e baixos. Lembre-se: você é seu próprio chefe!
- A concorrência mora ao lado (literalmente)
Um dos maiores desafios do novo empreendedor é estar diante de um mercado de trabalho saturado. Isso quer dizer que: neste exato momento em que você está trabalhando em um negócio em seu home office, o seu vizinho ao lado também pode estar. E o motivo disso ocorrer é simples: para empreender, você não precisa de muita coisa a mais do que um notebook, ideias boas e capricho no que faz. A ideia de trabalhar em casa, com a roupa que quiser (isso inclui um pijama nos dias frios) e ter a liberdade em fazer o seu próprio horário têm ganhado fãs a cada dia, fazendo com que muitos jovens peçam a demissão, larguem a rotina do nine to five e encarem um mundo novo.
Por conta disso, é imprescindível que você pense na cartela de clientes e em sua ampliação dentro do mercado escolhido (e que isso seja pensando para estar sempre na frente do seu vizinho, por exemplo). Foque em agregar diferenciais ao seu serviço ou produto, explore o seu marketing pessoal e dedique horas a mais para aperfeiçoar o seu atendimento. Estratégias para atrair novos clientes deve ser pauta diária entre você e seu parceiro (ou sócio, como preferir chamá-lo) diariamente!
- Destaque-se no marketingpessoal
Sua empresa tem a sua cara. Reflete o que você é. Dessa forma, o que faz com que um cliente compre uma ideia, um serviço ou um produto seu (e não do temido vizinho) é como esse marketing chega até ele e o atrai. Muitas vezes, é preciso que você dê a cara a tapa. É preciso se autopromover. Se reinventar. Se lançar. Faz parte do processo de destaque.
Por isso, invista em você. Qual o seu diferencial hoje que fará com que uma pessoa escolha pelo seu serviço e não pelo o da concorrência? O que seu produto tem de especial que os demais não têm? E o mais importante: o que você tem de destaque dos demais? Respondendo a todas essas perguntas, é ponto cravado para o seu time.
Nas entrelinhas (e na prática), é importante pensar na “pegada” do seu negócio, na linguagem abordada com o cliente (seu público-alvo) e como o seu produto chega até as pessoas. Quer uma dica sem falhas? Entre de cabeça em redes sociais, explore as tecnologias e mantenha-se atento no que rola diariamente na internet. Use essas ferramentas a seu favor. É aquele ditado: bom vendedor, é aquele que prevê o choro e já produz o lenço.
Artigo criado em parceria com Ideiação Cultura Empreendedora