3 passos para conduzir bem a sucessão familiar na empresa

Cards---novembro

Para quem vê de fora, passar a empresa de pai para filho parece muito fácil, bem diferente de quando o sócio não tem laços de sangue. Mas não se engane, pois se a sucessão familiar não for bem conduzida, o processo pode deixar cicatrizes que abreviam a vida do negócio. Sucessão familiar depende de planejamento…

Continue lendo

eSocial: o que é, prazos e cronograma de implantação

Cards---outubro

A regularidade jurídica é algo essencial para a saúde financeira das empresas. Afinal, ao atuar de maneira irregular elas ficam sujeitas a uma série de penalidades pecuniárias. Já do ponto de vista do fisco, a grande informalidade das organizações impede a realização de uma fiscalização eficaz — o que, consequentemente, impacta negativamente na arrecadação tributária.…

Continue lendo

NFC-e passa a ser obrigatória em 2018 no RS

nfc-contingencia

A partir de 01/01/2018 todos estabelecimentos varejistas do Rio Grande do Sul estarão obrigados a emissão da NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica). O que é a NFC-e? A NFC-e substitui as notas fiscais de venda ao consumidor (modelo 2 emitidas em bloco/papel) e o Cupom Fiscal emitido por ECF. É um documento eletrônico que é transmitido à Sefaz no…

Continue lendo

Como uma holding familiar pode proteger seu patrimônio

Holding

Uma das maiores preocupações ao abrir empresa é o negócio não dar certo e prejudicar o patrimônio pessoal. Esse é um risco não enfrentado por aqueles que escolhem abrir uma holding familiar. Você sabe como esse tipo de empreendimento funciona? O que é uma holding familiar? Holding familiar é a qualificação de uma empresa criada…

Continue lendo

Certidões negativas: por que elas interessam ao seu negócio

Certidões

Se você nunca foi solicitado a apresentar certidões negativas, em algum momento será. Quem empreende no Brasil está sujeito a comprovar ser livre de pendências em situações diversas. E é sobre elas e os possíveis prejuízos ao negócio que iremos falar neste artigo. O que são certidões negativas? Certidões negativas são documentos oficiais emitidos por…

Continue lendo

Pró-labore: o que é e como definir o seu

Sem título

O que é pró-labore? O pró-labore corresponde à remuneração devida pela empresa ao seu administrador, paga em razão dos serviços prestados a ela. Por tais características, costuma ser tratado como o salário do dono da empresa, mas as regras aplicadas são diferentes. Termo originário do latim, e que significa “pelo trabalho”, o pró-labore não tem…

Continue lendo

A necessidade de separar o seu dinheiro das finanças da empresa

dinheiro

Na hora de cuidar das finanças da empresa, você é um profissional ou um amador? Quando o descontrole e a desorganização se transformam em métodos de gestão, um negócio que poderia ser promissor não tarda a marcar encontro com a falência. A boa notícia é que dá pra mudar essa realidade. O maior dos erros…

Continue lendo

MEI, Empresário, EIRELI e Limitada: qual empresa abrir?

Qual empresa abrir2

Você decidiu mudar o jogo, deixar a vida de funcionário para trás e empreender, mas não sabe qual empresa abrir. De fato, há diferentes opções de natureza jurídica no país, mas com certeza uma delas combina mais com seu perfil. Vamos descobrir? Os principais tipos de empresas no Brasil O empreendedorismo individual é o que…

Continue lendo

Faça 15 perguntas e acerte ao contratar funcionário

Perguntas para candidatos

Escolher a pessoa ideal para integrar sua equipe pode parecer tão difícil como encontrar uma agulha no palheiro, mas não precisa ser assim. Mesmo se você não possui experiência em recrutamento e seleção de pessoal, pode se dar bem ao contratar funcionário fazendo as perguntas certas. O que perguntar ao contratar funcionário Na realidade das…

Continue lendo

Profissional liberal: o dilema da tributação como pessoa física ou jurídica

pessoa física e jurídica

Não há como negar que abrir uma empresa é o sonho de muitos brasileiros. Mas quando o assunto são os impostos pagos, há quem prefira adiar esse objetivo. Afinal, entre pessoa física e jurídica, qual formato de tributação é mais vantajoso para o profissional liberal? Neste artigo, vamos resolver o dilema. O pagamento de impostos…

Continue lendo

Página 1 de 2