Marketing Digital para pequenas empresas

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Atualmente, mesmo com os avanços da tecnologia e das constantes mudanças na maneira de nos comunicarmos, algumas empresas ainda cometem o terrível erro de não construir uma imagem na rede e acreditarem que o Marketing Digital pode ser desenvolvido por qualquer um ou ainda, que não funciona.

Estudos apontam que o Marketing Digital para pequenas empresas funciona e pode aumentar de 30% a 50% as vendas, além de agregar valor à marca e construir uma boa reputação local.

Você tem uma pequena empresa e não sabe por onde começar?

Nesse artigo você aprenderá como o Marketing Digital para Pequenas Empresas pode diferenciá-lo dos concorrentes. Confira:

  1. Conheça o seu Público-alvo

Antes de dar início a qualquer ação de marketing para a sua empresa, é importante desenvolver um Planejamento Estratégico como base, dessa forma, você evitará possíveis erros comuns, tais como fugir dos objetivos ou produzir um conteúdo que não condiz com a imagem que sua empresa quer passar para pessoas.

O planejamento é o local onde você irá determinar quem é o seu público, ou seja, dizer para o profissional ou agência que irá gerir o Marketing Digital da sua empresa que seu público-alvo são mulheres que têm filhos e moram em São Paulo, por exemplo, é inviável. Para determinar o público-alvo da sua empresa, você precisará de informações mais precisas…

O Marketing Digital é uma maneira muito econômica de alcançar mais clientes, por exemplo, você pode ter um ótimo resultado investindo R$100 em uma campanha de anúncios para as pessoas certas e pode perder milhares de reais com uma segmentação errada.

A definição mais aprofundada possível será crucial na hora de investir em anúncios e na criação de conteúdo, por isso, invista num estudo aprofundado do seus consumidores, de seu comportamento de compra e, a partir disso, crie o seu Planejamento Estratégico.

  1.  A importância de ter um Site

Qual é a primeira coisa que você quando está procurando produtos ou serviços? Pesquisar no Google, com certeza.

Quando você vê um outdoor ou uma mídia impressa que te interesse e não dá tempo de anotar o número, o que você faz? Pesquisa no Google!

Essa é uma ação que já faz parte da rotina da maioria das pessoas, muitas vezes pegamos o celular e pesquisamos na mesma hora e é comum também perdemos o interesse quando buscamos a empresa e não encontramos nada ou pior, encontramos informações desconexas, por esse motivo, sua empresa precisa ter um site e mais que isso: um site responsivo.

Muitos empreendedores acham que marketing digital para pequenas empresas se trata apenas de redes sociais, mas o site da sua empresa é muito importante e demandará mais dedicação e investimento, pois ele será a porta de entrada para novos clientes.

Um bom site é atemporal. Ou seja, pense nisso como um investimento sem prazo de validade.

  1.  Como utilizar o Instagram para Potencializar seus Negócios:

O Instagram já ultrapassou a marca de 35 milhões de usuários no Brasil e tem aproximadamente 1 milhão de novos usuários por mês.

Podemos apostar que você se perguntou “O que isso tem a ver comigo?” e é simples: muitas empresas de sucesso já usam essa ferramenta para compartilhar de forma rápida e dinâmica seus produtos e serviços em forma de conteúdos relevantes para o seu público.

Fotos e vídeos engajam muito mais que só textos ou links, por isso, o Instagram é importante para o seu posicionamento na rede. Com chamadas para o seu blog, você pode aumentar o tráfego no site e obter muito mais alcance.

  1. Marketing Digital para Pequenas Empresas: Facebook como ferramenta de negócio

Um dos erros mais comuns entre pequenas empresas na hora de utilizar o Facebook é não tratá-lo como um importante canal de comunicação e de negócios, agindo assim de maneira informal e muitas vezes impactando seu público de maneira negativa.

O maior erro de todos é não ter uma página, compreendemos que ter um perfil pode criar mais proximidade do seu cliente em um negócio local em que a relação empresa-cliente é mais informal, todavia, a prática afasta novos clientes.

Isso porque no perfil não há como dispor informações essenciais sobre o negócio, tais como: endereço, telefone e site. E a maioria das pessoas não está disposta a adicionar um perfil e procurar essas informações em publicações ou no chat.

Sabendo disso, crie o mais rápido possível uma página para a sua empresa no Facebook e convide os amigos que estão no perfil para curti-la.

Ter uma página não é só uma maneira de entregar informação mais rápido para aqueles que procurar a sua empresa, mas também de passar maior credibilidade, principalmente se você solicitar o selo cinza para negócios locais.

Ao criar a sua página, tome cuidado ao compartilhar conteúdo, não compartilhe conteúdos que não tenham ligação com o seu produto ou serviço.

Por exemplo, não há problema em compartilhar uma notícia ou lançamento do seu nicho de mercado falando que você irá trazer “x novidade” para o seu negócio ou algo assim, mas envolver o nome do seu negócio em disputas eleitorais, por exemplo, não é uma boa prática.

Esses são alguns dos mais graves e comuns erros entre pequenas empresas no Facebook, agora, para ter uma página de sucesso basta seguir o checklist:

  • Se não há um profissional capacitado na sua equipe para gerir a página, contrate ou opte por uma agência que tenha uma proposta dentro do seu orçamento. Não abra mão de um serviço de qualidade desenvolvido por profissionais capacitados.
  • Invista na identidade visual da sua empresa, tente ao máximo seguir padrões de cores, de fontes e detalhes que automaticamente remetam à sua marca.
  • Faça uma lista de conteúdos que são úteis para o seu público, é importante que as pessoas vejam além dos produtos.
  • Coloque todas as informações possíveis no “Sobre” da página, essas informações são as primeiras a serem vistas quando alguém entra na sua página. Lembre-se: hoje as pessoas querem tudo em um click.
  • Não faça publicações em excesso. Comece com alguns testes, faça três publicações diárias todos os dias em horários diferentes, depois diminua e análise os horários e quantidade de publicação é ideal para o seu negócio.
  • Tenha bom senso na hora de compartilhar conteúdo de terceiros, como dito acima: só compartilhe conteúdo realmente relevante para o seu público.
  1. A importância do Blog para pequenas empresas

Assim como o Facebook, o seu site não pode ser apenas um produto, para complementar uma estratégia de Marketing Digital para pequenas empresas é essencial ter um blog.

É no blog que você trará informações mais completas para o seu público, por isso, aposte em listas, em artigos de passo-a-passo e faça sempre uma linkagem com o seu produto ou serviço.

Além disso, é com o blog que você fará SEO On Page para o seu site, rankeando-o no Google e aumentando as chances de ser encontrado nas pesquisas pelo seu produto ou serviço.

Dica bônus: Como utilizar o LinkedIn para a sua pequena empresa

O LinkedIn é uma rede puramente profissional, desde seus grupos ao formato currículo dos perfis. Criar a Companny Page e vincular ao seu perfil é o primeiro passo para começar a usar a rede.

É importante que seu perfil esteja completo e que você participe de grupos relacionados ao seu nicho de mercado não só para prospectar novos clientes, mas também para acompanhar novidades e levar conteúdo atualizado para o seu blog escrevendo a percepção da sua empresa sobre assuntos relevantes do mercado.

Uma dica valiosa para utilizar o Linkedin como um meio de posicionamento nas Mídias Digitais é compartilhar sempre publicar novidades do seu blog e interagir com grupos.

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Artigo criado em parceria com Ideiação Cultura Empreendedora