Escolher a pessoa ideal para integrar sua equipe pode parecer tão difícil como encontrar uma agulha no palheiro, mas não precisa ser assim. Mesmo se você não possui experiência em recrutamento e seleção de pessoal, pode se dar bem ao contratar funcionário fazendo as perguntas certas.
O que perguntar ao contratar funcionário
Na realidade das pequenas empresas, o setor de recursos humanos por vezes acaba em segundo plano. E aí, quando chega a hora de reforçar a equipe, o empreendedor se vê diante de um dilema.
O mesmo orçamento apertado que o impede de ter um responsável pelo recrutamento exige que a contratação seja certeira, sem erros. Quanto mais tempo ele destinar à tarefa, menos se dedicará a outras – e como tempo é dinheiro, sobretudo em um negócio de pequeno porte, o gestor sai no prejuízo.
Quer uma boa dica? Inclua as seguintes perguntas no questionário que será aplicado aos candidatos:
- 1-Qual das suas experiências profissionais anteriores foi a mais interessante? E por quê?
- 2-Qual foi a sua pior experiência profissional? E por quê?
- 3-Quais são seus 3 pontos mais fortes?
- 4-Quais são seus 3 pontos mais fracos?
- 5-De que forma o último feedback de desempenho que recebeu modificou suas ações?
- 6-O que acha que seus antigos chefes diriam sobre você?
- 7-O que havia de motivador no seu emprego anterior?
- 8- O que havia no emprego anterior que lhe cansava a ponto de pensar em pedir demissão?
- 9-O que você acredita que poderia fazer diferente se estivesse iniciando hoje em seu emprego anterior?
- 10-O que você mais gosta de fazer em seu tempo livre?
- 11-Onde você espera estar profissionalmente daqui a dez anos?
- 12-Por que você se interessou pela proposta deste vaga?
- 13-O que o faz pensar que deve ser contratado?
- 14-De que forma acredita que a empresa pode contribuir para o seu desenvolvimento?
- 15-O que a empresa ganharia ao contratar você?
Como esse questionário pode lhe ajudar
Uma entrevista de emprego tem muito de empatia, certamente. Mas a sua admiração por um determinado candidato não pode mascarar respostas que em nada combinam com o perfil que você espera. É por isso que fazer as perguntas certas contribui decisivamente para contratar um novo funcionário.
É bastante provável que, ao chegar até a fase da entrevista, você já saiba bastante sobre as capacidades do postulante à vaga. Assim, durante a conversa, mais do que a qualidade das suas respostas, é preciso identificar nelas se o candidato reúne as características que deseja.
Entre as questões que apresentamos, há chance para ele expor situações que lhe agradavam ou não em experiências anteriores. Se no seu relato for possível notar o desacordo com práticas comuns à sua empresa, esse pode ser um indicativo de que não se trata da pessoa certa.
Por outro lado, se a sua fala transparece virtudes importantes, como humildade, espírito de equipe, proatividade e senso colaborativo, talvez você esteja diante do profissional ideal para se juntar à empresa.
Planeje a formação do seu time
A contratação de um novo funcionário é um processo que interessa à empresa como um todo. Se o recrutamento é competência da área de recursos humanos, seu registro envolve o setor administrativo, o salário a pagar interessa ao financeiro e não podemos esquecer da sua própria atuação no operacional.
Tudo isso exige planejamento, organização e atenção à gestão da empresa. Para não errar, nunca é demais se cercar de bons profissionais. Nós do Dolitec Escritório Contábil estamos à disposição para auxiliar nesse e em outros desafios.