Olha a gente aqui, mais uma vez, parecendo estar falando “mais do mesmo” para você que está na luta por empreender e ser o grande chefe do seu próprio negócio. A questão é: quando se falar em empreendedorismo, logo pensamos na palavra “planejamento”. E, apesar de muitas pessoas terem em mente que essa já é parte dominada do negócio, vemos por aí (provando exatamente o contrário) muitos microempreendedores indo à valência diariamente.
Isso – por mais incrível que possa parecer agora – não é resultado de uma ideia pouco bolada ou muito clichê dentro do mercado, como você deve estar pensando que seja. Muitas vezes, vemos novos empresários com os melhores insights e prontos para se jogarem de vez nesse mundo, e…. quando tudo é colocado em prática, logo tende-se à ruína. Por qual motivo isso acontece? Qual a forma de você, que chega agora ao home office (depois de largar aquela rotina chata e o trabalho estressante), evitar que isso ocorra? Grava aí o que vou te falar: planejamento.
E a ideia é simples: os novos empreendedores têm a premissa que, para adentrar ao novo mercado, é necessário (antes de tudo) comprar os mais equipados notebooks e celulares e dispor das mais variadas tecnologias. Gasta-se muito – mesmo com o dinheiro sendo curto – na tentativa de montar o melhor aparato para o negócio que está para surgir. E aí é que se encontra o erro.
Você, como empreendedor, como um empresário home office, como dono do seu próprio negócio, vai obviamente precisar de notebooks bons e estar a par das novas tecnologias, mas não é esse o foco principal do começo da sua empresa. Lembre-se: estou falando com você que acabou de chegar, tem mil ideias em mente, muita energia para colocá-las em prática, mas… precisa de um certo norteador para não cair nas armadilhas que esse mercado pode te colocar.
Anteriormente, já falamos da necessidade de conhecer seu público-alvo. E é esse o ponto que gostaria de chegar novamente: quando falamos em planejamento, nada mais é do que pensar o seu negócio pelo lado de quem o consome, de quem o vê, de quem o recebe, de quem está do outro lado e vai virar sua clientela. É imprescindível que se conheça essa pessoa com quem você vai lidar MUITO MAIS do que pensar no próprio negócio de início. Por conta disso, aqui vai algumas perguntas que você deve se fazer como estratégia de planejamento:
- Quem é meu público-alvo?
Já parou para pensar que, antes de pensar um negócio, é importante que você saiba quem é que vai usufruí-lo? Isso mesmo. De pouco adianta o seu produto/serviço a ser vendido ter as melhores características do mercado se ele não chega exatamente até quem você quer (ou precisa) atingir. Por isso, é necessário o conhecimento de nicho: onde é que você está inserido? Quais são as pessoas que podem chegar até você? Qual o perfil financeiro desse grupo? Quais os problemas que essa clientela tem? Pense: um produto muito requintado e cheio de “frescuras” pode ser bom para você, mas tem pouca importância para quem está do outro lado do seu negócio online – que pode querer algo mais simples e eficaz. Talvez ainda não seja o momento de chegar até a persona dos seus sonhos e, por isso, é preciso adaptar o seu negócio para quem está mais próximo.
- Quais as necessidades desse público-alvo?
Pensar no receptor da sua mensagem, é pensar nos pensamentos dessa pessoa, nas suas angústias, nos seus problemas, nas suas necessidades. É preciso se colocar no lugar do outro para entender de que forma o meu produto/serviço o beneficiará. O grande segredo é, portanto, entender como as pessoas pensam – acredite: ao conseguir fazer isso, você é capaz de vender qualquer mercadoria para ela.
Ao conhecer a mente da minha persona, eu consigo fazer com que ela tenha necessidade de ter o que eu vendo, mesmo que isso seja ilusório. É marketing, é estratégia de planejamento, é mexer com a psique do meu público-alvo. Você vende o seu produto e o sucesso do seu público-alvo de forma paralela – indiscutivelmente, um depende do outro: “eu só vou atingir tal objetivo, se eu obtiver tal produto”. É assim que você deve fazer funcionar a mente do seu receptor.
Tendo essas duas premissas em mente, lanço uma pergunta rápida: quais tecnologias você usa para conseguir responder às questões acima? A resposta tende a zero. Você vai precisar sim de um notebook para pesquisar coisas corriqueiras no Google ou em redes sociais, mas somente isso. O trabalho de planejamento é aprender a lidar com a sua cabeça, pensar “fora da caixinha” e lidar com um bom método que te auxilie nesse processo.
É por isso que falamos no Perfect Business Canvas – modelo com o qual você conseguirá ver o mundo dos negócios mais claramente e será seu norteador na hora de montar a sua empresa e pensar na sua persona. É ele que vai te guiar nas perguntas e respostas sobre o seu público-alvo. É ele que vai ser responsável por pegar toda a jornada do seu consumidor, transformá-la em um quadro e norteá-lo no que fazer a respeito disso, para garantir o sucesso no empreendedorismo.
Fique ligado! Logo ensinaremos o quanto o método Canvas é imprescindível para você que almeja chegar ao topo dos empresários autônomos!
Artigo criado em parceria com Ideiação Cultura Empreendedora