Desenvolva sua mente empreendedora

mente empreendedora

O empreendedorismo é uma opção que vem atraindo muitas pessoas, principalmente aquelas que buscam trabalhar por conta própria e ter seu próprio negócio.

Contudo, para se tornar um bom empreendedor e ter um negócio de sucesso, é preciso que você tenha uma mente empreendedora e saiba como lidar com cada tipo de situação pela qual um empreendedor pode passar.

Algumas pessoas já nascem com um espírito empreendedor e, assim, é só lapidá-lo. Por isso, hoje vamos dar algumas dicas de como você pode se educar para se tornar um ótimo empreendedor. Confira:

Estude, porque conhecimento é o começo de tudo

Para criar algo de qualidade, é preciso que o empreendedor tenha conhecimento, não só daquilo, mas de várias áreas!

Antes de tudo, ele precisa ter muitas referências. Assim, é possível ter uma boa base para aquilo que se quer criar. Quem quer atuar no empreendedorismo também precisa ter habilidades com diversas outras áreas, já que vai precisar gerir todo um negócio.

Aqui, quando falamos em estudar, não nos referimos somente a fazer algum curso ou ler determinado livro. Para adquirir mais conhecimento sobre várias áreas, você pode ler, assistir à TV, ouvir música e buscar referências e conhecimento em todos os lugares e de todas as formas que puder.

Faça networking

Neste ramo, conhecer pessoas é essencial! Afinal, em determinados momentos, você precisará de ajuda para levar o seu projeto para frente. E, quem sabe, essa ajuda não pode ser uma pessoa que você conheceu em alguma festa, trocou um papo legal e deixou seu contato?

Por isso, procure conversar mais com as pessoas, tanto aquelas que já fazem parte do seu círculo social quanto outras que você ainda não conhece. Vá a eventos para os quais foi convidado e crie novos contatos! Assim, você vai aumentando o seu networking e, quando precisar de ajuda com seu negócios, você terá maiores possibilidades de resolver a questão.

Use a sua imaginação

A imaginação, atrelada à criatividade, é outra ferramenta extremamente importante no processo de empreender.

Por isso, não tenha medo de jogar suas ideias na mesa, por mais ridículas que elas possam parecer. Afinal, de uma dessas ideias “bobas” pode surgir um insight muito interessante que, mais para a frente, pode se tornar o foco do seu projeto!

Para este caso, vale fazer brainstormings. Ou seja, reuniões só para gerar ideias.

Seja original

Tudo bem, sabemos que tudo o que pensarmos já existe neste mundo! E, é claro, a sua ideia pode (e deve) ser inspirada em outras coisas que já existem. Contudo, vale lembrar que ter originalidade é essencial.

Tente pensar fora da caixa e procure entender como você pode tornar ainda melhor algo que já existe! Esse é um ponto que pode diferenciar o seu negócio dos outros e fazê-lo crescer.

Tenha amor pelo que faz

Por mais glamoroso que o mundo do empreendedorismo pareça, nem tudo é festa e nem tudo é fácil.

Você vai enfrentar muitos desafios e obstáculos ao longo da sua trajetória, até que consiga alcançar o seu objetivo. E, com isso, vem o fator emocional! Haverá momentos em que você se sentirá frustrado.

Por isso, um grande fator que pode ficar a seu favor é a sua paixão pelo que faz! Se você realmente ama isso e quer que este projeto vá para a frente (não só por causa da remuneração financeira, mas também pela vontade de ver seu projeto em prática), provavelmente seu caminho será mais agradável.

Tenha visão estratégica

Para se dar bem no mundo dos negócios, você precisa ter uma ampla visão do mercado e entender como ele funciona! Por isso, saber criar uma boa estratégia com base no mercado, na concorrência e no público-alvo desejado é essencial para um bom empreendedor.

Coloque a mão na massa!

Todos esses aspectos e habilidades que mencionamos não vão se desenvolver naturalmente sozinho. Para que você adquira estas habilidades, é necessário coloca-las em prática!

E para isso, nada melhor do que começar com pequenos projetos! Seja em casa, na faculdade ou no seu local de trabalho. Procure se engajar com as causas, converse com outras pessoas, procure por ideias, inspirações e por aí vai.

Agora que você já tem todas essas dicas em mãos ficou bem mais fácil, não é mesmo? Então, é só entrar em ação!

 

Artigo criado em parceria com Ideiação Cultura Empreendedora