Muitas pessoas têm o sonho de empreender, aliás, entre os brasileiros, este é um dos maiores sonhos. Com a dura recessão pela qual o país vem passando, esta vontade que tem se tornado também uma necessidade que cresce cada vez mais, já que inúmeras pessoas têm perdido seus empregos ou estão se sentindo ameaçados com tal possibilidade.
Mesmo com a escassez de dinheiro no mercado, é possível se obter sucesso, desde que haja criatividade, bom senso e olhar crítico para investir em novos mercados e oportunidades.
Quando falamos de empreendedorismo, devemos destacar que as previsões de aumento da concorrência, principalmente no meio digital devido ao avanço da tecnologia, são reais.
E, com o aumento da concorrência, para se ter sucesso na busca por um lugar de destaque será necessário seguir alguns passos imprescindíveis.
Neste artigo, enumeramos 10 passos para obter sucesso através do empreendedorismo em duas diferentes condições: ao começar um negócio do zero e ao adquirir um negócio que já está em funcionamento. Confira:
Passos para obter sucesso ao começar um negócio do zero
Passo 1 – Comece um negócio pelo qual você tem paixão:
Iniciar ou entrar em um negócio apenas para ganhar dinheiro não é bom. Se você não tem nenhum conhecimento ou qualquer afinidade com a área, as chances de fracasso serão grandes.
Passo 2 – Desenvolva um modelo de negócios:
Uma empresa que nasce através de um minucioso planejamento tem muitas chances de dar certo. Desenhe sua empresa no papel primeiro; defina seus objetivos e suas metas, e com certeza, você tomará as melhores decisões.
3 – Conheça o mercado de atuação e recicle seus conhecimentos
O bom de conhecer bem a área à qual deseja atuar ou já atua é a possibilidade de trazer as inovações certas para o novo negócio, principalmente no empreendedorismo 2017, quando inovações serão extremamente necessárias para se destacar no mercado. Para estar sempre atualizado, procure os melhores cursos, com melhor custo/benefício, com palestrantes renomados e/ou oferecidos por instituições conhecidas.
Passo 4 – Mantenha o orçamento da empresa separado do orçamento pessoal
São várias as razões para que haja esta separação. Uma das principais, no entanto, é evitar a mistura de valores no momento de fazer a contabilidade.
Isto pode não parecer algo sério, mas com certeza o é. Com valores misturados, há grandes chances de se gerar falsas declarações de imposto de renda, podendo trazer sérios problemas ao contador e o prejuízo à qualidade de gestão pública.
Passo 5 – Trabalhe para garantir o seu salário e ainda obter lucros
Se você trabalha apenas para pagar as contas do seu negócio, está por assim dizer, trabalhando de graça.
O ideal é que seu negócio gere renda que dê para tirar o seu salário, pagar as contas e ainda poder investir um pouco mais.
Para isso, nos primeiros seis meses, você precisará fazer uma reserva do seu próprio salário para reinvestir no negócio e só após isso, retirar o valor total estipulado como salário pessoal.
Passo 6 – Não comece achando que terá longas horas livres
Um empreendedor que quer ver o negócio crescer precisa estar presente em todos os momentos e participar ativamente de todas as etapas.
Por isso, provavelmente, no início você trabalhará mais tempo do que quando era empregado, até que seu negócio esteja completamente estruturado.
Passo 7 – Tenha sempre em mente que o negócio pode não dar certo
Todos os que começam um negócio devem ter em mente, que independente da área de atuação, existe sempre a chance de não dar certo.
Por esse motivo, não importa se você trabalha ou pretende trabalhar com franquia, Marketing Multinível ou inovar em um negócio cuja a necessidade ainda não foi suprida no mercado, saiba que ele pode sim, não dar certo e por conta disso, é imprescindível manter uma reserva segura para caso as coisas não saiam como o esperado.
Passo 8 – Mantenha sempre a autoconfiança
Junto com a autoconfiança sempre vem o bom senso, e para um negócio que está iniciando, esta é a fórmula perfeita para o sucesso.
Passo 9 – Garanta a satisfação do cliente
Por mais diferente que seja o seu negócio, no final das contas, ele sempre será voltado a um público alvo. Manter o cliente satisfeito deve ser sempre o ideal de qualquer empresa que deseja o crescimento e o sucesso.
Passo 10 – Mantenha bons relacionamentos
Muitas empresas contam com indicações de pessoas influentes para aumentar a carteira de clientes, serem lembradas e reconhecidas no mercado. E no empreendedorismo 2017 não será diferente, aliás, será ainda mais importante.
Com o crescimento dos negócios através das redes sociais e da internet de forma geral, ser reconhecido, lembrado e indicado por outras pessoas é um grande benefício.
Como obter sucesso ao adquirir um negócio em funcionamento
Adquirir algo que já está em funcionamento requer atenção redobrada. Não é indicado fazer uma oferta assim que visita o local simplesmente porque você gostou; é necessário antes de tomar qualquer atitude, obter algumas informações e ponderar alguns pontos para saber se realmente valerá à pena. Veja:
Procure conhecer a empresa
Depois de constatar que possui capital suficiente para adquirir o estabelecimento, o próximo passo é verificar se está num ramo que coincida com suas habilidades para que você consiga acrescentar algo mais ao negócio.
Em seguida, é preciso analisar os dados contábeis para constatar se está tudo correto, verificar as receitas e despesas dos últimos 6 meses, a situação jurídica perante bancos e instituições financeiras, o passivo trabalhista e em seguida, se o valor cobrado é justo.
Estas informações devem ser apuradas pelo comprador, depois de dados como: atuação, produção, volume de vendas e riscos do negócio forem informados pelo vendedor. O motivo da venda também não deve ser ignorado.
Quando se trata de negócio próprio, o ideal é se cercar de todo cuidado possível. Ter o apoio de um advogado e um contador desde o início é necessário para que tudo seja feito dentro da lei.
No mais, é só esperar o sucesso no empreendedorismo.
E se esse conteúdo foi útil para você, deixe um comentário dizendo o que achou dele e compartilhe-o nas redes sociais.
Artigo criado em parceria com Ideiação Cultura Empreendedora